O Marketing Digital e as Empresas

|
OBS: Pela Primeira vez estou fazendo um post sobre a area que estudo. Deu vontade, e espero que gostem.. a mt tempo nao posto aqui.. mas acho que vou voltar com temas interessantes.. vamos la..


Hoje em dia é muito comum que as pessoas entrem em um site de busca ou naveguem pela internet para procurar um restaurante do bairro, comprar, fofocar ou se distrair. Mas o que isso tem haver com o marketing digital?
Tudo.
Vamos do inicio. O que é Marketing Digital? Vou explicar em poucas e claras palavras...

Marketing Digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet e/ou celular para divulgar e comercializar seus produtos, melhorando sua rede de relacionamento e conquistar novos clientes.

Agora que já sabemos o que é Marketing Digital vamos ao que interessa.

As empresas hoje em dia estão em busca de clientes e publicidade, e a melhor maneira de conseguir isso, é através da internet, pois todos estão conectados, nem que seja 1 hora por dia. Pesquisando, conversando, estudando.. e a todo momento clicando em diversos sites. Aí que esta o Marketing.
Simples sites possuem muita propaganda, e se esta for boa, a pessoa clica inconscientemente. Vai à busca da informação e assim avistando outra boa propaganda ou chamada, clica em outro site, e por ai vai. Assim a visibilidade das empresas cresce, e conseqüentemente seus clientes.
Quem nunca entrou num site de relacionamento e viu propaganda de empresas desconhecidas e ficou curioso para, pelo menos saber do que se tratava?
O Orkut, Facebook, MySpace, Twitter estão ai pra isso. Comunidades e comunidades de empresas, onde há troca de informações, de sugestões e de opiniões. Uns mais que outros, pois as pessoas seguem a tendência, e o momento de hoje é a febre do Twitter, onde as pessoas falam o que pensam e o que estão fazendo. Estranho isso? Pode ate parecer para quem é um migrante virtual. Mas os que estão acostumados a se adaptar as ‘modinhas’ que rondam a internet e aos que estão ‘por dentro’ é muito normal. Chega a ser viciante aos olhos de quem não tem esse costume. Porem tudo é marketing. Empresas aderiram aos sites de relacionamento para divulgar seus produtos e marcas, pois perceberam que seu publico alvo adere a esse mundo virtual. E assim eles conseguem maior visibilidade e lucro.

Como ele lucra com isso? Simples, não tendo custos!

Se uma empresa resolver fazer um comercial para ser mostrado na televisão, links para rádio, mídia visual para outdoor, busdoor, quanto eles não vão gastar? Para se ter uma idéia, 30seg de comercial no horário nobre na Rede Globo é quase 100mil reais. É meu caro, apenas isso. Fora o que a empresa não tem que gastar com empresas terceirizadas para produzir a mídia. Sem contar os outros meios de divulgação utilizado, mais baratos ou não, porem geram custos.

Agora me diga quanto a empresa vai gastar com a mídia digital?

Se a empresa já tiver algum tipo de site contendo informações sobre a empresa e seus produtos, é bom que ela também tenha uma rede de clientes, e seus contatos, para que assim, envie mensagens a esses clientes, para manter um contato e manter a empresa sempre visível. Então, com isso, a empresa abre uma comunidade no Orkut, chama os clientes por mail-marketing, faz a divulgação interna dentro da empresa e assim vai, no famoso boca a boca. Depois faz outra conta em outros sites de relacionamento. Ate chegar ao bombante Twitter, onde colocará o que a empresa tem feito de inovador e interessante. Falando se suas ações, promoções e etc. Quanto isso custa? Acho que só vai ter custo na contratação de uma pessoa para ser responsável por essas atualizações, e por tomar nota de todos os comentários, criticas e sugestões. E claro, também tomar nota de tudo que é dito sobre a empresa e manter um relatório diário do nível de aceitação e divulgação desses perfils.
Mas tem que se ter cuidado, pois nem tudo são flores no mundo da internet.
Do mesmo jeito que a aceitação é enorme e sua divulgação, a rejeição pode vir na mesma proporção, e assim, acarretar a má fama da empresa e ate seu declínio.
Muitos se atualizam na internet, não só em revistas e jornais. Pois em revistas, tem que se aguardar a publicação, o mesmo no jornal. Na internet as informações giram na velocidade da luz, se atualizam muito rápido. Então da mesma forma que a empresa ganha visibilidade, ela pode falir no mundo virtual, com apenas uma opinião que é repassada de amigo para amigo. E se esta não tem uma boa imagem na internet, vai ter fora dela? Acho pouco provável.

E a sua opinião sobre esse boom virtual?

0 comentários: